Construindo um monumento para o Streetball: QUAI 54
12:20:00
OS FUNDADORES DE UM DOS MAIORES TORNEIOS DE STREETBALL DO MUNDO FALAM SOBRE A EVOLUÇÃO DA CULTURA EM PARIS. POR KEVIN COULIAU.
O torneio Quai 54 é um dos torneios de Streetball internacionais mais respeitados do mundo.
Desde 2003, Hammadoun Sidibé e Thibaut de Longeville trabalharam lado a lado para preparar o palco para o evento principal de cada temporada. Combinando as competições do torneio EBC [Rucker Park] de Nova York com uma forte cultura de rua francesa, o cocktail Quai 54 possui energia incrível que viaja além das fronteiras do basquete.
Isto é tudo por dois homens, que disponibilizarão algum tempo em suas agendas ocupadas em alguns dias antes da edição de 2017 para se sentar e conversar sobre sua criação.
Conte-nos a história deste torneio.
Hammadoun: o basquete veio até mim bastante tarde, em 1991, quando fui a NY. Eu tinha 14 anos de idade e imediatamente viciado. A partir desse momento passei a minha infância em quadras. Eu tive muitos amigos que se tornaram profissionais. Muitas vezes, estávamos em Paris durante o verão, nas quadras durante todo o dia. Este é um modo de vida.
Nós sempre tínhamos um olho em NY, onde tudo estava acontecendo. Sabíamos que o nível era decente em Paris. E um dia em 2003, alguém me contou sobre uma nova quadra em Levallois. Foi lindo. A idéia do torneio veio para mim no momento em que vi a quadra. Pedi a cada um dos meus amigos que formassem um time e construímos um torneio a partir do zero. Nike forneceu algumas camisas, e estava ligada.
Thibaut: a primeira edição foi muito orgânica, tudo de boca em boca. Da música para a organização, era caótico, mas ao mesmo tempo um assunto familiar. Tenho maravilhosas lembranças desta festa de blocos em Levallois. Rolou até um churrasco. Era tudo espontâneo, tudo parceria. Era como um cartão postal fora de NY, mas em Paris com quase 1.500 pessoas.
Hammadoun: Nós pensamos que devemos fazer isso acontecer novamente. Nike apareceu para verificar e descobriram a atmosfera diferenciada. Crescemos todos os anos. Tenho a sorte de ter Thibaut como um parceiro, porque sou apenas um cara, enquanto ele tem uma forte experiência de marketing e muitas conexões de hip-hop dos EUA para a França.
Thibaut: nesse período eu passei muito tempo em NY, ou seja, no torneio EBC, onde assisti aos enormes jogos desta época. Eu estava trabalhando com muitos dos caras envolvidos nesta liga, Fat Joe e vários rótulos de música. Vi imediatamente a possibilidade de conectar esses dois mundos com Quai 54.
Tentamos enviar uma equipe de jogadores franceses para a EBC, estabelecemos as coisas, mas a Federação Francesa vetou os jogadores pro. No final, entramos em contato com Fat Joe e o Terror Squad, que tinha acabado de ganhar o EBC três vezes seguidas, nós os convidamos. Claro que eles vieram com uma idéia errada dos jogadores franceses. Quando eles perceberam que esses jogadores tinham jogo, eles imediatamente entenderam que era possível perder.
Naquele dia, ficamos muito preocupados, mas filmamos tudo e fizemos o formato de 52 minutos sobre o torneio como de costume. As imagens viajaram pelo mundo. Foi um viral - sem fazer nada, as chamadas começaram a chover de equipes estrangeiras para participar.
Hammadoun: Este foi o início da lenda de Quai 54. Talvez, se conseguisse e ganhasse o torneio, teria sido uma história diferente, mas não o fizeram.
Qual é a conexão de Paris com o pick-up basketball?
Hammadoun: Aqui, se você for e joga em uma quadra, você já é apaixonada. Em NY, você simplesmente desce do seu bloco e está lá, é mais como o futebol para nós. Na França, você tem muita diversidade como nos EUA, ao contrário de outros países europeus e em muitos campos, somos a segunda nação depois dos EUA. Nós somos a segunda nação do hip-hop depois deles. Os franceses estão de alguma forma mais próximos dos EUA do que os ingleses.
Thibaut: o paralelo é evidente com NY, nossa Meca, do modo como os jogadores a vivem, falam, jogam. Havia essa geração de jogadores franceses muito habilidosos que passaram algum tempo jogando em NY durante o verão e trouxe histórias que criaram uma energia especial entre as duas cidades. Além da imigração, outros fatores desempenharam um papel a esse respeito.
Temos uma cultura de rua forte na França. Você não pode ter um jogo entre Paris e NY sem sentir alguma tensão. Não importa as apostas. Especialmente durante um jogo de Streetball. Isso leva as coisas para outro nível.
O torneio Quai 54 é um dos torneios de Streetball internacionais mais respeitados do mundo.
Desde 2003, Hammadoun Sidibé e Thibaut de Longeville trabalharam lado a lado para preparar o palco para o evento principal de cada temporada. Combinando as competições do torneio EBC [Rucker Park] de Nova York com uma forte cultura de rua francesa, o cocktail Quai 54 possui energia incrível que viaja além das fronteiras do basquete.
Isto é tudo por dois homens, que disponibilizarão algum tempo em suas agendas ocupadas em alguns dias antes da edição de 2017 para se sentar e conversar sobre sua criação.
Conte-nos a história deste torneio.
Hammadoun: o basquete veio até mim bastante tarde, em 1991, quando fui a NY. Eu tinha 14 anos de idade e imediatamente viciado. A partir desse momento passei a minha infância em quadras. Eu tive muitos amigos que se tornaram profissionais. Muitas vezes, estávamos em Paris durante o verão, nas quadras durante todo o dia. Este é um modo de vida.
Nós sempre tínhamos um olho em NY, onde tudo estava acontecendo. Sabíamos que o nível era decente em Paris. E um dia em 2003, alguém me contou sobre uma nova quadra em Levallois. Foi lindo. A idéia do torneio veio para mim no momento em que vi a quadra. Pedi a cada um dos meus amigos que formassem um time e construímos um torneio a partir do zero. Nike forneceu algumas camisas, e estava ligada.
Thibaut: a primeira edição foi muito orgânica, tudo de boca em boca. Da música para a organização, era caótico, mas ao mesmo tempo um assunto familiar. Tenho maravilhosas lembranças desta festa de blocos em Levallois. Rolou até um churrasco. Era tudo espontâneo, tudo parceria. Era como um cartão postal fora de NY, mas em Paris com quase 1.500 pessoas.
Hammadoun: Nós pensamos que devemos fazer isso acontecer novamente. Nike apareceu para verificar e descobriram a atmosfera diferenciada. Crescemos todos os anos. Tenho a sorte de ter Thibaut como um parceiro, porque sou apenas um cara, enquanto ele tem uma forte experiência de marketing e muitas conexões de hip-hop dos EUA para a França.
Thibaut: nesse período eu passei muito tempo em NY, ou seja, no torneio EBC, onde assisti aos enormes jogos desta época. Eu estava trabalhando com muitos dos caras envolvidos nesta liga, Fat Joe e vários rótulos de música. Vi imediatamente a possibilidade de conectar esses dois mundos com Quai 54.
Tentamos enviar uma equipe de jogadores franceses para a EBC, estabelecemos as coisas, mas a Federação Francesa vetou os jogadores pro. No final, entramos em contato com Fat Joe e o Terror Squad, que tinha acabado de ganhar o EBC três vezes seguidas, nós os convidamos. Claro que eles vieram com uma idéia errada dos jogadores franceses. Quando eles perceberam que esses jogadores tinham jogo, eles imediatamente entenderam que era possível perder.
Naquele dia, ficamos muito preocupados, mas filmamos tudo e fizemos o formato de 52 minutos sobre o torneio como de costume. As imagens viajaram pelo mundo. Foi um viral - sem fazer nada, as chamadas começaram a chover de equipes estrangeiras para participar.
Hammadoun: Este foi o início da lenda de Quai 54. Talvez, se conseguisse e ganhasse o torneio, teria sido uma história diferente, mas não o fizeram.
Hammadoun: Aqui, se você for e joga em uma quadra, você já é apaixonada. Em NY, você simplesmente desce do seu bloco e está lá, é mais como o futebol para nós. Na França, você tem muita diversidade como nos EUA, ao contrário de outros países europeus e em muitos campos, somos a segunda nação depois dos EUA. Nós somos a segunda nação do hip-hop depois deles. Os franceses estão de alguma forma mais próximos dos EUA do que os ingleses.
Thibaut: o paralelo é evidente com NY, nossa Meca, do modo como os jogadores a vivem, falam, jogam. Havia essa geração de jogadores franceses muito habilidosos que passaram algum tempo jogando em NY durante o verão e trouxe histórias que criaram uma energia especial entre as duas cidades. Além da imigração, outros fatores desempenharam um papel a esse respeito.
Temos uma cultura de rua forte na França. Você não pode ter um jogo entre Paris e NY sem sentir alguma tensão. Não importa as apostas. Especialmente durante um jogo de Streetball. Isso leva as coisas para outro nível.
O que torna o basquete parisiense único?
Hammadoun: Para mim, não existe muita diferença entre a forma como o streetball é jogado em NY e em Paris. A principal diferença é o número de jogadores lá. Mas em termos de energia, é o mesmo. Do meu ponto de vista, as arquibancadas no quai 54 são tão loucas como as de ABC. Se eu tivesse que selecionar uma coisa específica sobre os jogadores de Paris, seria que jogamos mais coletivamente do que os americanos. Eu acho que é por isso que as equipes americanas lutam para vencer nossas equipes.
Hoje, vemos menos jogadores do clube no blacktop do que antes, essa separação é mais visível. O jogo também não é tão rude como ele costumava ser sobre essas quadras ao ar livre.. A mentalidade é mais amigável hoje do que competitiva. Mas não é só na França ou no basquete, você pode vê-lo no rap ou na liga de basquete. Todos são amigos. Esse é o caminho do mundo.
Qual é a importância da comunidade streetball no Quai 54?
Hammadoun: O mais importante para mim são as raízes: basquete. Para ser honesto, Quai 54 foi percebido no começo como coisa negra, e eu discordo fortemente, a comunidade é maior do que isso. Todo mundo sempre foi recebido com os braços abertos e estou feliz porque mostramos que as pessoas são muito inclusivas.
A única comunidade que trabalha aqui é a comunidade de basquete. Mesmo que possamos trazer o entretenimento à sua volta, as raízes são a quadra, e enquanto nós levamos o entretenimento para novas dimensões, o nível do basquete continuava elevando também. Ainda estamos trabalhando com as mesmas pessoas com as quais começamos porque, se há algo por que o evento é o que é hoje, isso também é graças a eles. Você pode ter a cozinha mais bonita, se o seu chef é lixo, a comida também será.
Thibaut: A maioria dos caras que jogaram o primeiro dia em Levallois ainda estão de alguma forma jogando ou participando do torneio hoje em dia. A solidariedade entre jogadores franceses e ainda mais jogadores parisienses é muito forte. A exposição é bastante ruim na França, então eles compartilham um interesse mútuo em apoiar a cultura do basquete. Este é para mim uma das razões do sucesso do Quai 54. Os jogadores estavam muito investidos.
As minhas melhores lembranças de todas essas edições podem ser as que ocorreram em 2004. Por causa da chuva, o evento estava no interior, e nada estava pronto no dia anterior. Então nós tivemos que pintar lençóis para colocar ao redor da quadra e os jogadores estavam entre nós pintando com seus parentes. Para vê-los participantes, mostra o quanto esse evento significou para eles.
Qual o papel que um torneio como o seu desempenha nesta comunidade?
Thibaut: Passamos de 1.500 pessoas na primeira edição para um evento de 10 000 pessoas, então você não tem apenas jogadores de basquete. Uma das virtudes deste evento é que nós trouxemos muitas outras coisas de nossos antecedentes, hip-hop, imagens. Há uma forte influência americana do torneio com uma certa ideia de entretenimento, mas a atmosfera trouxe todos os rappers e MCs franceses como Manu Key ou Booba, que vieram apenas porque eram nossos amigos e adoravam basquete. Escalou-se muito rápido. Sneakerheads também vieram. Não posso dizer-lhe a percentagem de jogadores de basquete que temos nos estádios hoje, e não é importante porque reuniu o basquete na França e foi além disso.
Através de nossas técnicas de exposição, alguns jogadores tornaram-se rostos do torneio e teve um forte impacto. Nós empurramos para superar o mundo do basquete e convidar pessoas de outros campos, da música ao cinema ou da moda. Quando fui ao parque Rucker, assisti a celebridades que gostaram do torneio. Nós tentamos levar isso para o Quai 54, mas muito naturalmente: você gosta de basquete ou cultura de rua, venha!
Às vezes eu ouço que o Quai 54 se tornou o Roland Garros da rua porque está em algum lugar que você precisa ser visto. Eu gosto disso. Em 2005, no mesmo ano os músicos tocaram na metade dos jogos nacionais de futebol por uma enorme quantidade de dinheiro e fariam um torneio francês relativamente pequeno por nada. Milagres como este nos colocaram no mapa.
Hammadoun: a família cresceu pouco a pouco. Nós fomos um evento popular de um modo literal, entretenimento, música ... Nós fomos 100% genuínos, mas temos que admitir que gostamos do bling, queremos mostrar que podemos fazer isso de classe. Claro que algumas pessoas disseram que isso não é Streetball, mas eles estão errados.
Você se lembra do primeiro encontro com Jordan Brand?
Thibaut: tive o meu primeiro par em 16 de 1990. Para nós naquela época, era como ter um carro esportivo de luxo. Eu sou de uma geração que apreciava Air Jordans antes de estarem disponíveis na França. Era um par de Jordan 4s. Foi um pouco mágico por causa de todos os fatores conhecidos, o jogador, a mitologia dos filmes e propagandas do Spike Lee, os projetos de Tinker Hatfield ... Eu tenho que dizer que me motivou a fazer o que eu faço. Não posso dizer que estaria aqui hoje se eu não tivesse visto os comerciais do Jordan Spike Lee e essa incrível cultura e energia explodindo de forma muito corporativa para falar sobre esporte. Para as crianças hoje em dia, é muito difícil perceber o quão inovador era na época.
Hammadoun: Para mim, foi bastante tarde, em 1996 com Jordan 11, todo branco. Eu comprei em NY e quando voltei para Paris com isso, as pessoas ficaram loucas. Minha relação com a marca sempre foi muito forte porque eu era um cara da Jordânia. Era uma declaração popular para alguns tipos não gostarem da Jorrdan porque todos estavam dizendo que ele era o GOAT, mas no final do dia, se você não gosta de Jordan, não gosta basquete.
Thibaut: Jordan Brand veio até nós em 2006. Neste momento, eles não estavam tão ligados no streetball, suas parcerias eram mais sobre desempenho. Mas eles sentiram algo especial com o Quai 54 e queriam patrocinar seu primeiro evento de Streetball. Eles identificaram que o evento poderia se tornar o melhor encontro de Streetball ao ar livre no mundo. Acho que um jornalista americano disse isso primeiro, mas [a marca] realmente nos ajudou a fazê-lo acontecer.
Pedimos jogadores da Jordan Brand, contatos de entretenimento e nossos próprios Sneakers. Eles recusaram no início, já que nunca fizeram uma collab com ninguém em relação a tênis. Lembro-me de alguém de seu time dizendo "isso nunca acontecerá". E um dia, um produtor de produtos de alto nível VPN nos disse "vamos fazer isso!" Para nós, ver a identidade do nosso torneio em um par da Air Jordan foi uma conquista muito simbólica. Nunca imaginamos que poderia ter tido um impacto tão grande. Hoje é uma verdadeira colaboração com uma pequena coleção.
Hammadoun: Claro que eu estava orgulhoso, mas era uma conquista ter o Jumpman conosco. Nós fomos os pioneiros e rapidamente o intensificamos.
Como a Jordan Brand repercutiu com a cultura francesa de basquete?
Thibaut: Air Jordan é para mim é a manca líder basquete. O gesto que fizeram com este torneio teve um forte impacto através da comunidade francesa de basquete. Hammadoun é uma boca viva (risos), então ele deixou as pessoas saberem e isso é para o bem maior.
Eu acho que existe uma forte lealdade que vem da história e simbolismo da Air Jordan, mas também vem deste envolvimento inicial. Foi ainda mais forte para os jogadores, porque sabiam que a Air Jordan não era uma marca de streetball envolvida. Hoje patrocinam alguns torneios em NY, alguns outros em todo o mundo, mas foram posicionados de forma mais premium do que antes. E [a marca] abraçou, tão confuso quanto era. Eles nunca tentaram nos mudar.
Para esta comunidade, Jordan é o ápice e o afeto é mais forte por causa do gesto.. Estamos falando de pessoas que são maltratadas em todos os aspectos de sua vida além do basquete. Por isso, é mais gratificante que sejam reconhecidos pela marca mais emblemática. Durante 15 anos, todos os jogadores com quem conversei me contaram como essa mudança era um grande problema para eles.
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